18 de outubro de 2006

Pintura colectiva (variante: "a espiral")

Objectivos:
Criar situações lúdicas potenciadores de criatividade.Reforçar o trabalho de grupo.Desenvolver a expressão livre e a improvização.Discutir sentimentos.

Material:
Papel cenário, tinta, trinchas, leitor de CD’s.

Descrição:
Sobre um papel cenário preso a uma parede, os participantes vão realizar uma pintura colectiva, através de várias tintas e trinchas e com música de fundo que influenciará a intensidade e cadência dos gestos. O dinamizador deve estar atento à rapidez e espontaneadade da participação de cada elemento, interferindo se necessário for, para que não ocorram tempos “mortos”. Assim que termina o primeiro passa a trincha ao segundo participante, os restantes aguardam em fila indiana pela sua vez.
A actividade pode continuar, retirando o primeira pintura colectiva, que foi pintada ao som de uma música “melancólica” e de ritmo lento, colocando um novo papel cenário que será pintado com uma música “alegre” e com um ritmo diferente.No final do segundo trabalho, trocam-se ideias e compara-se os resultados de duas pinturas.

Variante:
O papel cenário é colocado no chão com os participantes sentados à sua volta. Cada elemento pinta o espaço que se encontra à sua frente, através de uma pincelada, e deve continuar onde o participante que está à sua esquerda terminou, passando a trincha para quem está à sua direita. Ao terminar a primeira volta os traços das pinceladas devem encaminhar-se para o interior do papel cenário, tomando o sentido de algo similar a uma espiral.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home